segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Época 100 - Os brasileiros mais influentes de 200

Pelo terceiro ano, publicamos ÉPOCA 100, a lista das 100 personalidades mais influentes do Brasil em 2009. São aqueles que se destacaram pelo poder, pelo talento, pelas realizações ou pelo exemplo moral. Para integrar a lista, é preciso satisfazer pelo menos um desses critérios de modo destacado ao longo do ano. Os nomes foram divididos em seis categorias, de acordo com sua área de atuação: Líderes & Reformadores, Empreendedores & Pioneiros, Artistas & Criadores, Guias & Pensadores, Ídolos & Heróis e Benfeitores.

A lista foi escolhida pela redação, com a ajuda de milhares de leitores (que fizeram suas indicações em epoca.com.br) e de especialistas nas diversas áreas. Eles formam uma mistura vibrante de novidades e fisionomias conhecidas dos brasileiros. Há 23 personalidades que figuram pela segunda vez na lista e 11 que aparecem pela terceira vez. Dois terços dos nomes, ou 66, estão lá pela primeira vez. Tal dado sugere uma sociedade que se renova e produz, a cada ano, um novo contingente de lideranças e protagonistas. A área de Artistas & Criadores registrou a maior renovação – 15 dos 16 nomes são novos. A menor renovação ocorreu em Líderes & Reformadores, que reúne sobretudo políticos – 15 dos 30 nomes já estiveram na lista.

Para apresentar as 100 personalidades, convidamos uma segunda lista de personalidades. Os 99 autores dos textos – um único autor escreveu sobre os artistas gráficos osgemeos – foram selecionados pela afinidade com os escolhidos ou com sua atuação. Eles nos oferecem uma visão única e privilegiada dos 100 brasileiros mais influentes de 2009.

Líderes e Reformadores - Os 30 brasileiros mais influentes

Aécio Neves

Blairo Maggi *

Carlos Ayres Britto *

Cleonilson Nicácio

Daniel Avelino

Demóstenes Torres *

Dilma Rousseff

Eduardo Campos

Eduardo Paes

Fernando Henrique Cardoso *

Franklin Martins

Gilmar Mendes ************

Gilson Dipp

Guido Mantega

Henrique Meirelles *

José Antonio Dias Toffoli

José Luis Oliveira Lima

José Sarney

José Sergio Gabrielli

José Serra *

Kátia Abreu*

Luciano Coutinho

Luiz Inácio Lula da Silva

Marina Silva

Márlon Reis

Michel Temer

Renan Calheiros

Sérgio Cabral Filho

Solange Vieira

Tasso Azevedo



Kátia Abreu
Para ela, preservar o meio ambiente e aumentar e baratear a produção de alimentos são desafios paralelos.



Com a senadora Kátia Abreu, temos, pela primeira vez na história, uma mulher lúcida, lutadora e determinada na presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entidade que reúne 27 federações estaduais, 2.142 sindicatos rurais e mais de 1 milhão de produtores sindicalizados. A história de Kátia é de luta. Aos 25 anos, com três filhos pequenos, perdeu o marido em um acidente aéreo – e teve de tocar a fazenda da família. Trabalhou tão duro que se tornou líder do setor. Eleita para o Senado em 2006, Kátia defende que o debate sobre o meio ambiente seja conduzido com equilíbrio e lucidez. Para ela, do mesmo modo que é importante preservá-lo para as gerações futuras, é fundamental diminuir o número de pessoas que ainda passam fome no Brasil, aumentando e barateando a produção de alimentos. A senadora aprendeu no solo áspero do Cerrado, onde nasceu, que temos de acreditar e apostar em nós, para obter êxito. Não é à toa que tantos a consideram uma brasileira extraordinária.

Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura do governo Lula 
 
 
* Significa aqueles para quem eu tiro o chapéu, para o grande Gilmar Mendes eu tiro o chapéu, boné, gorro o que for, ele merece todas as reverências

Nenhum comentário:

Postar um comentário