segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O tal do amigo

Amigo palavra fácil


Nelson Gonçalves


Composição: Verinha Falcão-Jorge de Castro


Amigo, palavra fácil de pronunciar
Amigo coisa difícil de se encontrar
Até que me faz lembrar a citação usada:
“Vem a nós e ao vosso reino, nada”.
Quando se procura ele então se esconde
Quando se precisa se vê que não tem
Quando chamo ninguém me responde
Quando olho não vejo ninguém

Quem me conhece sabe que sou defensor das raízes sertanejas, mas as vezes escuto outras músicas, como por exemplo Nelson Gonçalves.

Dando uma olhada nas músicas do grande Nelson, ouvi ``Amigo palavra fácil`` é comecei a refletir sobre a tal da amizade.

Como um legítimo caipira, quando sou amigo, sou até o final, quando não sou não atrapalho.

A amizade é muito complicada, na verdade o complicado são as relações interpessoais, amizade quando existe não tem complicação.

Uma situação muito corriqueira é você ser amigo da pessoa, mas a pessoa não ser seu amigo, ou seja, só você faz o favor, quando você pede algo, tudo é cercado de complicações e impossibilidades.

A verdadeira amizade é como uma rua de mão dupla, vai e volta, as vezes mais vai do que volta ou mais volta do que vai, não existe relação de equilíbrio, mas dentro das necessidades um ajuda, ampara, auxiliar, etc., o outro.

Tenho alguns amigos e muitos supostos amigos, na minha vida, como na de todos, existem ruas de mão única, ruas de mão duplas e grandes avenidas.

Acho que estou ficando velho e ranzinza, pois estou dando preferência aos meus amigos e esquecendo os supostos.

Faça um teste e você saberá peneirar, diga que esta sem carro, diga que não tem dinheiro, diga que esta doente, essas três frases são chaves para diferenciar as ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário