quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Advocacia criminal

Na semana passada, dia 02 de dezembro foi o lançamento do primeiro livro do meu amigo Dr. Sanderson Moura, a data escolhida foi justamente por ser o dia do advogado criminalista.


Para ilustrar a minha singela a nós criminalistas, uso a foto do Dr. Evandro Lins e Silva, que na opinião deste que vós escreve foi o maior criminalista do país.

Não posso atuar como criminalista graças a uma ilegalidade chamada exame de ordem.

Mas falo aqui das mais belas profissões do mundo, a advocacia, com certeza a mais nobre escolha que um Bacharel em Direito por escolher é ser advogado, é a mais apaixonante é a advocacia criminal.

O criminalista nasce com esse dom, não existe escola para criminalista, existe aperfeiçoamento de técnicas, defender a liberdade, o direito de um justo julgamento é uma opção de berço.

Um processo criminal consome o corpo e alma, para ser criminalista a obrigação é de dedicação integral.

Temos que defender nossos constituidos com as técnias aprendidas na faculdade e com motivação aprendida com a experiência, seja para afirma nossa convicção ao defender um inocente ou por um julgamento justo de alguem que verdadeiramente praticou um crime.


Algumas das habilidades que os Criminalistas devem possuir, além da vocação, são os conhecimentos científicos sobre criminologia e medicina legal, além de oratória, caso desejem atuar no Tribunal do Júri. Não podemos esquecer, ainda, que as habilidades de psicologia também são bem vindas, uma vez que tratará sempre com pessoas e os problemas que as afligem, geralmente graves.

Por isso, mesmo com atraso de uma semana, parabéns a nós criminalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário