terça-feira, 19 de julho de 2011

Cavalgada 201

Estamos no tiro final da cavalgada 2011, com certeza a maior e melhor festa do estado do Acre.
A festa que celebra a abertura da feira agropecuária (setor que mais cresce e gera riquezas no Acre e no Brasil).
Nos últimos anos a festa perdeu muito do seu brilho e da sua tradição, foram introduzidos caminhões, trios elétricos e outras esquisitices que nada tem haver com a festa da ruralidade.
Devemos lembrar que o carnaval é em fevereiro e que no final de julho é a CAVALGADA (Reunião de pessoas a cavalo / Corrida ou torneio assim realizado – dicionário Aurélio) de abertura da feira AGROPECUÁRIA.
Além das muitas proibições esdrúxulas, como por exemplo, as churrasqueiras, a criação destas regras mais atrapalha do que ajuda.
Deveriam ser proibidos os caminhões e trios elétricos, para tentar manter a cultura sertaneja, a cultura caipira, que é a verdadeira cultura do povo do Acre.
Posso esta completamente enganado, mas pelo andar da carruagem a próxima proibição será a dos cavalos, mulas e assemelhados.
Além da interferência de várias “autoridades” que não entendem nada do tema, que não sabem diferenciar um cavalo de um a cabrita, temos a agonia de apressar o passo da cavalgada.
Muito antes de os “entendidos” de cavalgada aprenderem a ler e a escrever, já existia cavalgada e, funcionava muito melhor e muito mais bonita do que agora.
O dito crescimento da cavalgada, não significa que aumentou a qualidade, pois o intuito da confraternização dos boiadeiros esta perdendo o espaço para uma festa comercial, como tantas outras.
Tinha que escrever este texto como forma de desabafo, querem impor uma cultura que não é a nossa e acabar com a verdadeira cultura do Acre.
Vamos manter acessa a chama das tradições boiadeiras e fazer uma verdade CAVALGADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário