sexta-feira, 19 de março de 2010

Índio quer apito?

Nesse período de carnaval me lembrei daquela marchinha que dizia que o índio queria apito.
Hoje os índios estão mais modernos, querem dólar e euro, pick-up importada e viagem para os EUA e Europa.
Ta pensando o que? Nossos índios são enjoados.
Não acho que os índios são diferentes de ninguém, só não entendo o motivo de tanto privilégio e tanta terra em área de fronteira, outra coincidência é que as terras indígenas estão localizadas em cima das maiores riquezas de minérios do país.
Concordo que os índios tem o direito de ter sua terrinha como qualquer brasileiro, ainda mais por motivos culturais para preservar as origens, mas precisa ser tanta terra assim? Tanta terra nobre?

Levantamento real do desmatamento

Gostaria de saber o real desmatamento na Amazônia, o que é cidade, o que é reserva de índio, o que é pasto, qual área esta sendo utilizada, qual é a área de derrubada.
Tendo como este ponto inicial poderemos fazer um estudo sério e real do futuro da Amazônia.
Não temos como salvar a Amazônia sem saber qual a real atividade que degrada e qual área ainda pode ser ampliada para a produção.

Parabéns São Paulo

Mesmo com atraso, registro aqui meus parabéns a cidade de São Paulo, uma cidade que aprendi a gostar com o tempo, agradeço a São Paulo por duas oportunidades em que precisei e esta cidade me acolhei de braços abertos.
São Paulo é a cidade mais brasileira de todas, aonde todos tem seu espaço, como bom brasileiro São Paulo é um cidade sertaneja também.
Parabéns São Paulo, tem seus problemas como todas as outras cidades do Brasil, sua grandeza e beleza superam os problemas.
Não ligue para a inveja daqueles que lhe criticam e dizem que você não tem praia, lembre-se que praia é coisa de vagabundo, de carioca, você é um trabalhador.
De coração meu obrigado e meus parabéns São Paulo.

Dinheiro para salvar a Amazônia.

Enquanto for mais barato desmatar do que usar as tecnologias o desmatamento da nossa Amazônia não vai ter fim.
Não estou falando das multas exorbitantes que em sua maioria valem mais que o valor da própria terra multada. Falo é de levar tecnologia para aqueles que não tem acesso.
Desburocratizar o sistema de financiamentos ao pequeno, médio e grande produtor rural.
Queria entender porque em todo o mundo o produtor rural é tido como herói, recebendo incentivos, subsídios e proteção dos governos.
Aqui no Brasil o produtor rural só não apanha mais porque não tem como, creio que seja o único país do mundo que o produtor é tratado como bandido.
É muito fácil ser uma ambientalista das praias de copacabana ou sentado em um belo escritório na avenida paulista. Já que essas ONGs recebem tanto dinheiro, porque não vir aqui para dentro da floresta e trazer tecnologia a quem precisa, distribuir dinheiro para o melhoramento genético do rebanho, auxiliar e ensinar o produtor como usar corretamente as potencialidades de sua terra.
O Brasil tem uma vocação agrícola única no mundo e nossa Amazônia tem uma vocação de produção incrível, pois é o único lugar do mundo que progresso e preservação podem caminhar juntos, melhor podem galopar juntos.
Durante os 8 meses que estive sendo assessoria jurídico na promotoria especializada de defesa do meio ambiente da bacia hidrográfica do baixo Acre, cheguei a conclusão que o causador do desmate é o pequeno e médio produtor, todos tem boa vontade, eles até sabem que existem alternativas ao fogo e desmate, sabem que existem uma alternativa mas não sabem que alternativa é essa.
As leis, os projetos e as reprimendas saem muito bem dos gabinetes confortáveis em Brasília, chegam muito bem aos estados, mas o principal não ocorre que é chegar a quem realmente interessa.
Multar por multar não vai resolver nunca a questão da degradação ambiental.
O grande proprietário tem condições de contratar agrônomos, implementos e insumos agrícolas sem depender de financiamento, já aquele que mal consegue vender sua produção tem condições de alguma coisa nesse sentido?
Na Amazônia brasileiro muitas injustiças contra os produtores existem, dentre elas podemos citar as reservas indígenas (alguém sabe me explicar para que tanta terra pra índio?), tem também a questão da reserva legal, que considero a maior covardia contra o homem da Amazônia, ou seja, o produtor rural da Amazônia só pode produzir em no máximo 20% da propriedade, isso mesmo, O HOMEM DA AMAZÔNIA SÓ PODE SE UTILIZAR DE VINTE POR CENTO DO SEU PATRIMONIO.
No meu entendimento jurídico isso fere o direito sagrado à propriedade, mas isso é um outra questão.
Mas existem boas pessoas com boas intenções, cito aqui uma pessoa que muito admiro a Senadora Kátia Abreu (se Deus quiser a primeira mulher a presidir a nossa nação), que vem desenvolvendo um trabalho excelente na presidência da CNA – Confederação Nacional da Agricultura.
Como brasileiro, Acriano, Amazônida apaixonado pela nossa região, que os nossos governantes acabem as burocracias dos bancos de financiamento, que os nossos congressistas mudem as leis, e que os meninos das ONGs tirem seus traseiros de suas confortáveis cadeiras e adentrem na Amazônia levando tecnologia e auxilio ao produtor que vive isolado sem acesso a nada.

Luiz Inacio

Eita presidente sabido é esse que nos temos, pegou o relatório do Ministério da Defesa e jogou no lixo.
Disse que nossos militares não entendem de aviões para as forças armadas, que o critério usado por eles não interessa e sim os critérios avaliados pelo presidente.
É por isso que esse Brasil é essa potência com esse presidente sabido e inteligente desse tanto nós só temos a crescer.

Reflexão

Tem um conto japonês milenar que é mais ou menos assim :
Em uma planície, viviam um Urubu e um Pavão.
Certo dia , o Pavão refletiu:
- Sou a ave mais bonita do mundo animal , tenho uma plumagem colorida e exuberante, porém nem voar eu posso de modo a mostrar minha beleza. Feliz é o urubu que é livre para voar para onde o vento o levar.
O Urubu , por sua vez , também refletia no alto de uma árvore:
- Que infeliz ave sou eu, a mais feia de todo o reino animal e ainda tenho que voar e ser visto por todos, quem me dera ser belo e vistoso tal qual aquele pavão.
Foi quando ambas as aves tiveram uma brilhante idéia em comum e se juntaram para discorrer sobre ela: cruzar-se seria ótimo para ambos, gerando um descendente que voasse como o Urubu e tivesse a graciosidade de um Pavão.
Então se cruzaram e daí nasceu o Peru,
QUE É FEIO PRA CARALHO E NÃO VOA!!!!

Reflexão

O hoje é o amanhã que te prometeram ontem.

Cadê o sertanejo de verdade?

As duas postagens anteriores (músicas) servem para ilustrar do que quero falar e do que sinto falta, sei que esse sentimento é de muitos.
Agora inventaram um tal de sertanejo universitário, não estou dizendo que os universitários não tenham bom gosto musical para ouvir o bom sertanejo.
Isso sem contar que de um tempo pra cá, qualquer coisa que duas pessoas cantassem juntas virava sertanejo.
Sertanejo vem do SERTÃO, aquela música que tem começo, meio e fim. Que conta a história daquele que sempre trabalhou pelo Brasil e que realmente segura as finanças da nação, daquele que acorda de madrugada, arreia a tropa e vai tocando a boiada no estradão.
Esse tal do sertanejo universitário, existe até uma ou outra dupla que seja bacana, mas a grande maioria nunca ouviu um pagode de viola do mestre Tião Carreiro, nem conhece as composições de Lourival e Teddy Vieira e muito menos sabe da importância de Tonico & Tinoco.
Todos tem o direito de cantar, compor, gravar e ouvir o que bem entender e tiver vontade, mas denegrir a música sertaneja isso é ofender o gosto musical mais brasileiro e mais popular que existe.
Há muito tempo que não escuto uma nova dupla sertaneja, falo do sertanejo de verdade, não desse tal de universitário nem das duplas românticas.
Queria saber qual dessas novas duplas esta compondo ou mesmo regravando aquelas modas bem apaixonadas ou então aquelas musicas que contem as verdadeiras historias dos sertanejos, dos boiadeiros.
Cada grava o que bem entender, mas chama música romântica de sertanejo é a mesma coisa de dizer que Chico Buarque é a legitima MPB, falo isso porque MPB é a música popular brasileira, quem é mais popular Chico ou Luiz Gonzaga?
Mas também quero fazer justiça a moçada nova que traz o verdadeiro sertanejo, Otavio Augusto & Gabriel, João Carreiro & Capataz, Mayck & Lyan, Breno Reis & Marco Viola, Jad & Jadson e alguns mais que agora não me recordo os nomes.
Peço com carinho aos homens do mercado fonográfico que mudem o titulo para romântico universitário, tem muito mais a ser digno com a verdade.