segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Maluf elogia Dilma, Serra e Ciro e diz que Marina deveria tentar ser governadora do Acre


O deputado federal Paulo Maluf, presidente do PP de São Paulo e uma das principais lideranças do seu partido, elogiou três pré-candidatos a presidente da República: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Ciro Gomes (PSB). Mas criticou duramente a senadora Marina Silva (PV).

'Lula governa, dona Dilma administra'

Para ele, Marina foi recebida com "oba-oba" pela mídia, mas tem pouco a oferecer além do discurso verde. "Quais são as ideias dela da saúde pública? Quais são as ideias dela da educação, do transporte coletivo, dos metrôs, da estrada de ferro, do pré-sal?", disse, em entrevista ao

Para ele, Marina deveria tentar antes ser governadora do Acre. "Seria uma boa experiência para ela. Um Estado pequenininho, dos mais pobres do Brasil, para ela começar a cartilha. Não pode começar a cartilha na engenharia, tem que começar a cartilha no primeiro primário."

Formado em engenharia, Maluf disse que, quase que certamente, voltará a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo em 2010.

Maluf chegou à Câmara com 739.827 votos em 2006, a maior no ano do país em números absolutos, depois de uma série de candidaturas a cargos majoritários - Maluf foi candidato a presidente em 1989, a governador em 1990, 1998 e 2002 e a prefeito em 1992, única em que foi eleito pelo voto direito.

A candidatura à Câmara foi vista como uma tentativa de levar os processos a que responde para o foro privilegiado do Supremo Tribunal Federal. Na entrevista, ele negou essa estratégia e criticou o bloqueio de bens a que estão submetidos seus filhos.

Nesta semana, o STF decidiu desmembrar o inquérito em que estão envolvidos quatro filhos de Maluf, Flávio, Otávio, Lina e Lígia. Eles foram denunciados em 2006 pelo promotor Rodrigo De Grandis por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, mas ainda não são réus, e vão responder ao processo na primeira instância. Maluf e Sylvia continuam respondendo no STF.

Leia abaixo os principais trechos da entrevista, em que Maluf fala também sobre a duplicação das Marginais e comenta a declaração de Lula de que em 2010 não concorrerá ao cargo de presidente da República nenhum "troglodita de direita" - para Maluf, a fala não se dirigia a ninguém que disputou a Presidência em 1989, nem a ele, nem a Fernando Collor, nem a Ronaldo Caiado, tradicionalmente apontados como candidatos à direita na disputa.

DILMA
Tenho por ela muito respeito, porque ela é uma mulher verdadeiramente guerreira, de muita personalidade, e que está fazendo no PAC (Programa de aceleração do crescimento) uma obra estupenda. Ela gerencia isto tudo. Eu diria que o Lula governa, mas a dona Dilma administra. Ela que administra este país. Porque, inclusive, ela foi ministra de Minas e Energia até pouco tempo, o pessoal esquece. E que todo esse problema do pré-sal não nasceu hoje. Sabe, para você perfurar em lâmina d'água de 7 km, é projeto de uma década. Eu tenho absoluta certeza que, se hoje o Brasil está sentado em cima duma Arábia Saudita, nós devemos à dona Dilma.

SERRA
Serra também é um bom administrador. Eu diria que ele está administrando bem São Paulo, foi um bom ministro da Saúde, foi prefeito por um ano e pouco, não dá para julgar, mas está sendo um bom governador. Se for eleito, como com dona Dilma, com qualquer um dos dois, sem dúvida nenhuma, o Brasil estará bem servido.

MARINA
Marina, não vejo condição nenhuma, a não ser o oba-oba da mídia. Porque, quando a gente vê as ideias dela, são muito poucas as ideias para ser eleita presidente. Ser verde, meio ambiente? É importante. Mas quais são as ideias dela da saúde pública? Quais são as ideias dela da educação, do transporte coletivo, dos metrôs, da estrada de ferro, do pré-sal? Para senadora do Acre, eu votaria. Quem sabe até governadora do Acre, seria uma boa experiência para ela. Um Estado pequenininho, dos mais pobres do Brasil, para ela começar a cartilha. Não pode começar a cartilha na engenharia, tem que começar a cartilha no primeiro primário. Então fosse governadora do Acre. Para presidente da República, eu não votaria.

CIRO
Ciro, sim. Foi um excelente prefeito de Fortaleza, foi um grande governador do Estado do Ceará, foi duas vezes candidato a presidente da República. Esse é um homem que tem muita personalidade e também, como dona Dilma, como Serra, se ele for presidente, o Brasil estará muito bem servido.

FORO PRIVILEGIADO
"O melhor, no Estado de Direito, é você começar pela primeira instância. Você começando na primeira instância, se for condenado, você tem a segunda instância, a terceira instância. Você começar pelo Supremo é você querer começar a ser padre sendo papa. Até tem uma emenda à Constituição, de autoria do deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) extinguindo o foro privilegiado para juiz, promotor, ministro, senador e deputado. E eu assinei. Só permanecendo o foro privilegiado para o presidente da República. Eu assinei, sou contra o foro privilegiado. Agora, pergunta para os juízes e promotores se eles são contra o foro privilegiado, pergunta para eles, não para o deputado."
"Mas que beneficiado? Ao contrário. Eu quero começar aqui por baixo, eu não quero estar lá em cima."

BLOQUEIO DE BENS DOS FILHOS
"Essa é uma decisão meramente política, porque a lei é clara e nós vamos derrubar isso nos tribunais superiores. Você só bloqueia os bens de um eventual devedor se ele estiver dilapidando o patrimônio. Nem eu nem meus filhos, nós nunca vendemos uma propriedade, nós não dilapidamos o nosso patrimônio. Agora, é evidente que, você manter bens bloqueados de uma pessoa física por anos e anos a fio, sem o julgamento do processo, isso que é evidente má-fé do uso do Estado de Direito. Não tenho nenhuma dúvida de que os tribunais superiores vão eliminar este bloqueio. Porque este bloqueio foi feito em 2004, nós estamos em 2009, a ação não começou. Então você é condenado à prisão perpétua do bloqueio? Bloqueio é o seguinte: no caso de condenação, você ressarcir. Mas se eu sou inocente? Se amanhã, daqui 10, 15, 20 anos, se eu estiver vivo, eu sou inocentado, eu vou processar o Estado por essa violência. Isso é uma medida meramente demagógica de primeira instância. Tem um promotor que, para ter seus cinco segundos de mídia, sempre agride o Paulo Maluf. Vocês que são os culpados disso, vocês dão para ele mídia, ele não merece."

MARGINAL TIETÊ
"Aí tem duas correntes. Uma dos ecólogos, que querem que o Brasil e o mundo voltem à idade da pedra. Na idade da pedra, o homem precisava de uma tanga e um pouco de carne crua. Não precisava de televisão, de rádio, de jornal, de teto, de luz, de nada disso. Não precisava ir ao dentista, não precisava de assistência médica, não tomava remédio. Também a vida média era de 35 anos. Eu não faria o projeto do Serra, não porque o projeto dele seja ruim, o projeto dele é bom. Eu faria o meu projeto, que é melhor, as freeways. As freeways não tiravam uma árvore da Marginal, não tiravam nada. Elas iam na margem existente. Em vez de você ter as margens do rio a 45º, nós íamos fazer as margens do rio a 90º, o que aliás estava no meu projeto quando eu fui candidato a prefeito. Eu não sou contra o projeto do Serra, não, mas eu acho que o meu projeto era melhor."

ENCHENTES
"Não quero atacar ninguém, que eu gosto do [ex-governado Geraldo] Alckmin, mas eu entro na tese. Ele disse que não ia ter mais enchente. E tem enchente, porque a obra foi mal feita. Por que, para você ter a vazão d'água, você tem de ter a declividade no rio, ou, o que os pedreiros falam, você tem que ter caimento. Se você não tem caimento, a água não corre. Na hora em que ele aprofundou a calha do rio, e não deu suficiente caimento na barragem de Santana do Parnaíba ou Pirapora do Bom Jesus, em vez de aquilo ficar um rio, ficou uma represa, um lago. Choveu, acumulou. Por que acumulou? Choveu demais? Não, porque a água não corre."

2010
"Eu gostaria de ser presidente, mas hoje não tenho, pela idade e pelo partido, não tenho mais condições. Gostaria de ser governador? Ainda pode ser. Depende do quadro aí. Gostaria de ser prefeito um dia? Quem sabe daqui três anos. Mas, com certeza, vou ser candidato a federal."

TROGLODITAS
"[Em 1989] Não tinha ninguém de direita, nem o Collor. Não acredito. E troglodita de esquerda, o que que é o Fidel, o que que é o Stálin, o que que era o Gorbachov? Que que era Kruschov? Eles eram o quê? Esquerda ou direita? Trogloditas ou não? O Brasil entrou no caminho certo da economia porque o Palocci foi o ministro da Fazenda que segurou os trogloditas de esquerda do Lula."

LULA
"Mas ele está à minha direita. Eu defendo o empresário e o emprego. E ele defende os bancos e os juros altos. Quem está à direita? Eu já disse e declaro: Lula, se você estiver me ouvindo, hoje, pelas minhas posições políticas, você está à minha direita, eu me considero comunista. E você defende banqueiro com tanto ardor, tenho certeza que você não tem uma ação de banco nenhum, mas vou dizer uma coisa para você, os únicos bancos do mundo que estão recheados de dinheiro e que não emprestam para ninguém são os bancos brasileiros."

DIREITA X ESQUERDA
"Ele [Lula] que vá à França e pegue um táxi. Fale de política no táxi, ele vai dizer direita, esquerda. Ah, isso é sinal de trânsito. 'Vous allez pour la Champs Elysées, tournez à droite, aprez tournez à gauche' [Você vai pela Champs Elysées, vira à direita, depois vira à esquerda]. Isso hoje é sinal de trânsito, não tem direita, esquerda. Hoje o mundo, até a Rússia, que se dizia de esquerda e comunista, está hoje voltada para padrões de produtividade. Como é que você pode saciar o interesse de consumo de um povo se você não produz?"

http://noticias.uol.com.br/politica/2009/09/28/ult5773u2586.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário