terça-feira, 19 de abril de 2011

Medicina no interior

Um velho médico que sempre trabalhara no meio rural, achou que tinha chegado a hora de se aposentar, depois de ter exercido a medicina por mais de 50 anos. Ele encontrou um jovem médico para o lugar dele, e sugeriu ao novo diplomado que o acompanhasse nas visitas domiciliares, para que as pessoas se habituassem a ele gradativamente. Na primeira casa, uma mulher queixou-se que lhe doía o estômago. O velho médico respondeu-lhe: - Sabe, a causa provável é que você abusou das frutas frescas... por que não reduz a quantidade que consome? Quando eles saíram da casa o jovem disse: - O senhor nem sequer examinou aquela mulher... como conseguiu chegar ao diagnóstico assim tão rápido? - Ora, nem precisei examiná-la... você notou que eu deixei cair o estetoscópio no chão? Quando me abaixei para apanhá-lo, notei que havia muitas cascas de mangas, bergamotas e ameixas verdes impróprias para o consumo, na lata de lixo. É provável que isso tenha ocasionado as dores estomacais. Na próxima visita você se encarrega do exame! - Humm, que esperteza, pensou o aprendiz. Na casa seguinte, eles passam vários minutos a falar com uma mulher ainda jovem. Ela queixava-se de grande fadiga: - Eu me sinto completamente sem forças... O jovem doutor disse-lhe então: - Você provavelmente deu muito de si para a igreja... se reduzir essa atividade, talvez recupere suas energias! Assim que deixaram aquela casa, o velho doutor disse para o novato: - O seu diagnóstico surpreendeu-me... como é que chegou à conclusão de que aquela mulher se dava de corpo e alma aos trabalhos religiosos? - Eu apliquei a mesma técnica que o senhor me indicou: deixei cair o meu estetoscópio e, quando me abaixei para apanhá-lo, vi o padre debaixo da cama...

Nenhum comentário:

Postar um comentário