terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Xapuri

          Tinha uma propaganda, que não lembro de qual produto, mas dizia: tem coisas que só (o produto) faz por você.
Pois bem, tem coisas que só um amigo faz pelo outro, na semana passada quando voltava do Rancho, aonde tinha ido visitar a tropa, o telefone começou a chegar várias mensagens (12 para ser exato) de alguém que ligou enquanto o celular não tinha sinal.
Era meu amigo Moraes da Cunha, quando o sinal começou a melhorar o telefone toca e ele abarca: Bocão se eu colocar diesel no teu carro, tu vai ali comigo no noventa da BR?  - Respondi que sim, nunca neguei favor nem a inimigo muito menos a um amigo.
Quando o peguei lá no centro, ele disse que tínhamos que ir no Aviário buscar um outro rapaz que era o intermediário da negociação.
No telefone ele me disse que ia olhar uns bezerros, na verdade fomos para Xapuri ver uma fazendola, coisa pouca, pouco mais de 900 hectares.
A viagem foi muito bacana, ouvindo aquelas modas sertanejas de verdade, nada de sertanejo universiotário, o papo animado, uma parada na capixaba para almoçar no Ranulfo.
Chegando na cidade de pessoas ilustres como Dr. Jarbas Passarinhos e Dr. Enéas Carneiro, minha tristeza começou.
Tinha uns 10 anos que não ia em Xapuri, não mudou em nada, parece até que regrediu.
A saber que a fazenda que íamos ver era do outro lado do rio e que ainda tínhamos que andar de mula, meu sofrimento não foi andar as quase 4 horas em lombo de mula, pois monto a cavalo há quase 20 anos, a questão é que sou velhaco com esse bichos das orelhas grandes e o pior de tudo foi os menos de 3 minutos de canoa.
Mas o que mais me chamou a atenção, foi o carinho que muitas pessoas tem por Darly Alves, foi unânime com as pessoas que conversei, dizendo que é um homem sério nos negócios, brincalhão, de palavra, sinceramente me surpreendi, pois pelo que sempre acompanhei na imprensa, pensei que ele fosse uma das bestas do apocalipse, não tive a oportunidade conhece-lo pessoalmente para poder dar um parecer final.
Mas o dia foi produtivo, pude ver como o Acre ainda tem muito para crescer e que a pecuária é a vocação natural e produtiva da Amazônia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário